segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

O amor é egoísta.......si si si.. só cuida de si.


O Pensar sobre si de certa forma me leva a pensar sobre o outro também, sobre o que chama-se de relações humanas. Afinal o eu interage com "os outros" e esse pensar sobre o outro por causa do eu ( será que é por causa do eu, Zeus?) me leva a achar que se o motivo é esse, realmente o egocentrismo é uma parada cabulosa, sutilmente cabulosa.
Me levo a questionar se o mundo realmente não gira em nosso umbigo, partidno do nosso e único ponto de vista, é claro.

Claro que diferentes tipos de relações nos levam a diferentes tipos de estimulos e ações mas se você parar pra pensar que toda relação é uma interação de energias e de interesses ( por que não, mesmo que seja o da conquista da amizade...) é também uma relação de poder. Poder conquistar essa amizade por exemplo, quando você acha aquela pessoa gente boa e quer trocar idéia com ela, será que não é um momento da atenção dela que você quer? aproveitá-la para você?
quando quer cultivar uma amizade com ela, será que na verdade você não está cultivando a si mesmo? como plantar belas flores, para que as flores existam ou para que você possa admirar a existência das flores? e por que não desfrutar de seu perfume?

não, não acho que isso torne o eu calhorda, talvez verdadeiramente insensível ao outro, mas por que talvez assim o seja naturalmente e não é por isso que vamos condená-lo né?
mas que isso dá uma outra perspectiva...
pelo menos me dá.

Nenhum comentário: